O Brasil já foi palco para muitos arquitetos internacionais, especialmente da Europa e Estados Unidos, a criarem verdadeiras obras de arte com seus projetos. A Revesto separou cinco destaques para você se maravilhar com as diferentes engenhosidades e como o toque de ideias estrangeiras que moldaram a arquitetura no Brasil.


Museu de Arte de São Paulo – MASP, em São Paulo (SP), projetado por Lina Bo Bardi

Museu de Arte de São Paulo, MASP - Lina Bo Bardi. (Fonte: Shutterstock)


Apesar de ter adotado o Brasil como pátria, Lina Bo Bardi nasceu em Roma, Itália, sendo uma arquiteta modernista importantíssima. O Museu de Arte de São Paulo é mundialmente conhecido pelo “Vão do MASP”, sendo o amplo espaço que a arquiteta já previa para ser usado para exposições e feiras de artesanato. 


Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (RS), projetado por Siza Vieira

Fundação Iberê Camargo - Siza Vieira. (Fonte: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil - CAU/BR)


Antes mesmo de sua edificação, o edifício-sede da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, ganhou em 2002 o Leão de Ouro, prêmio máximo da Bienal de Arquitetura de Veneza. O arquiteto responsável é de Portugal e é conhecido mundialmente como Siza Vieira estando entre os arquitetos mais premiados.


Catedral da Sé, em São Paulo (SP), projetado por Maximilian Emil Hehl

Catedral da Sé - Maximilian Emil Hehl. (Fonte:Flickr)


A Catedral da Sé tem uma história quase da mesma idade que o Brasil, quando a sua localidade foi escolhida pelo cacique Tibiriçá dos Guaianás no século XVI. Porém, após a demolição do primeiro edifício, a Catedral que conhecemos hoje foi projetada pelo alemão Maximilian Emil Hehl em 1913, sendo um dos cinco maiores templos góticos do mundo.


Arena do Morro, em Natal (RN), projetado por Herzog & de Meuron

Arena do Morro - Herzog & de Meuron. (Fonte: Divulgação)


O primeiro projeto realizado dentro da proposta para o plano urbano "Uma Visão Para Mãe Luiza" junto com o Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, foi nomeado Arena do Morro, que inclui um ginásio poliesportivo e salas para aulas de dança e apresentações culturais. O escritório responsável, Herzog & de Meuron, é da Suíça e já venceu o prêmio Pritzker.


Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ), projetado por Santiago Calatrava

Museu do Amanhã - Santiago Calatrava. (Fonte: Divulgação)


Justamente por ser dedicado à ciências aplicadas que buscam responder às perguntas sobre o futuro, desde oportunidades à desafios, o Museu de Amanhã têm uma arquitetura única. E a mente por trás é do arquiteto e engenheiro Santiago Calatrava, que é da Espanha.


E aí, conhece mais alguma obra projetada por um arquiteto ou arquiteta internacional? Compartilhe com a gente! Siga a Revesto nas redes sociais e não perca uma novidade.