GRANDES OBRAS ARQUITETÔNICAS PARA VISITAR NO BRASIL

 

São diversas as variedades de obras arquitetônicas e suas peculiaridades, disposições, materiais, dimensões e contextos. Os responsáveis por essas obras marcam para sempre a história, já que tais projetos são imutáveis, concretos e resistem às transformações do tempo.

 

A Revesto acredita que arquitetos brilhantes e criativos para realizar grandes projetos devem possuir uma equipe de extrema competência e trabalhar, em suas obras, com materiais de excelente qualidade. Por isso hoje, trazemos alguns dos maiores projetos arquitetônicos para que você possa conhecê-los.

 

 

MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)


Museu de Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil


Ponto turístico típico de Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer é conceituado e reconhecido nacional e internacionalmente. “Museu do Olho”, como é chamado, foi inaugurado em 2002, possui 17.000m² de área para exposição e 35.000m² de área construída. Foi projetado pelo brasileiro Oscar Niemeyer em 1967, mas só em 2001 foram feitas as adaptações para que se tornasse um museu. Foi aí que o anexo, também desenhado por Niemeyer, foi adicionado a ele.

Mais de 4.000 peças compõem o acervo do museu, que inclui a obra de artistas renomados do Brasil e do mundo. Também estão disponíveis mais de 9.000 documentos de pesquisa para os visitantes consultarem.

 

 

MUSEU DO AMANHÃ


Museu do Amanhã – Rio de Janeiro, Brasil


O Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015 no Rio de Janeiro, em um contexto de revitalização urbana da zona portuária, a “Porto Maravilha”. O projeto é do espanhol Santiago Calatrava, e traz uma experiência arquitetônica ímpar, tornando-o o museu mais visitado do Brasil no ano de sua inauguração. São 15.000m² de área construída e chega a comportar cerca de 2.300 pessoas.

Toda sua estrutura foi pensada a partir de uma abordagem que une sustentabilidade ambiental, social e econômica com características do futurismo; inspira-se em formas orgânicas da fauna e flora nacionais, traços culturais e históricos da capital.  O acervo traz uma dinâmica experimental e propõe uma viagem ao futuro, divulgando avanços científicos e tecnológicos.

 



MEMORIAL MARIA ARAGÃO


Memorial Maria Aragão – São Luís, Brasil


Outra obra do Oscar Niemeyer, o Memorial Maria Aragão, foi feito em homenagem à ativista e médica Maria José Aragão, dedicada às causas sociais. A reforma, finalizada em 2004, fica na praça de mesmo nome, em São Luís do Maranhão. O memorial tem 2.000m² de área construída e além do acervo com fotos e objetos pessoais da Maria, conta com um café, um escritório administrativo, um auditório e 3 lojas. Vale a pena conferir cada espaço desta obra que traz características modernas, curvilíneas e simples.

 

Na praça onde está localizado cabem até 15.000 pessoas, que além do Memorial, também conta com um prédio de apoio e um anfiteatro.

 

 

 

 

BIBLIOTECA BRASILIANA


Biblioteca Brasiliana – São Paulo, Brasil


Dentro da Universidade de São Paulo (USP), encontra-se desde 2013 a Biblioteca Brasiliana, que guarda um acervo de pesquisas importantes sobre a história brasileira: um verdadeiro patrimônio bibliográfico nacional. Além da Biblioteca Brasiliana, o Sibi (Sistema Integrado de Bibliotecas e Informação) contém em um único edifício o Instituto de Estudos Brasileiros e a Biblioteca Central de Obras Raras e Especiais da USP.  Os arquitetos Rodrigo Mindlin Loeb e Eduardo de Almeida são os responsáveis pela realização deste projeto, que além de tudo, carrega uma história pessoal para Rodrigo, neto do maior doador de livros particulares e raros da história nacional.  A disposição das prateleiras, a concepção dos recursos utilizados para controlar umidade, luminosidade e temperatura foram pensados para preservação, facilidade e visibilidade do projeto.

 

Gostou? Deixe um comentário nas nossas redes sociais com sugestões para os próximos temas.